sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como se tornar uma autoridade online começando do zero!


Começar um negócio do zero pode parecer um passo muito grande para os empreendedores de primeira viagem, que, ao se depararem com as primeiras dificuldades, desistem. Não é preciso negar que haverá algumas barreiras, mas a notícia boa é que, na maior parte das vezes, é possível transpassá-las e dar mais alguns passos rumo ao sucesso. Uma delas é construir uma autoridade online, estratégia essencial para se sobressair no mercado e obter muitos clientes.
E sejamos sinceros: a receita é simples, mas o trajeto pode ser trabalhoso. Por isso, criamos um post inteiro focado em construir sua imagem no mercado digital, que lhe ajudará a conquistar autoridade online! Fique com a gente até o final e aprenda a fortalecer seu nome de maneira sólida.

Construa um blog 

E mantenha-o ativo. Se você quer ser visto e lembrado, deve produzir conteúdo relevante, que agregue real valor ao seu público. Gerar conteúdo é uma das melhores estratégias para aumentar a reputação de uma pessoa ou marca. Estabeleça a frequência ideal de posts e cumpra à risca. Aos poucos, seu blog se tornará referência em determinado assunto e você atrairá mais visitantes recorrentes.

Produza vídeos

É excelente (e essencial) que seu público te conheça pelos materiais escritos e assinados por você e é ainda melhor quando ele tem a oportunidade de te ver e ouvir, através de um vídeo. Com vídeos, você tem o poder de gerar mais empatia, além de ser um tipo de material em que é possível usar diversos recursos para enriquecer o conteúdo.
Ao gravar um vídeo, preocupe-se minimamente com a qualidade da imagem, posicionamento da câmera e principalmente com o áudio, que deve ser sempre compreensível e livre de ruídos. A princípio, não é necessário investir em material profissional para as gravações, já que muitos celulares comportam gravação em alta definição e darão conta do recado. Se o áudio deixar a desejar, adquira um microfone de lapela para capturar apenas sua voz.

Disponibilize material gratuito

Produza materiais relacionados ao seu produto principal e distribua-o gratuitamente. Podem ser ebooks, infográficos, checklists ou outro material rico que gere valor ao seu público. Essa ação pode lhe fornecer muitas informações e benefícios, pois:
  • Você testará um produto em seu mercado e poderá mensurar os resultados obtidos com o primeiro material. Mesmo que seja gratuito, você pode pedir avaliações de quem o adquiriu, assim poderá aperfeiçoar seu produto à venda;
  • Estabelecerá mais contato com seu público e, consequentemente, fomentará sua autoridade online;
  • Aumentará sua base de leads (oportunidades de negócios) com a captura de e-mails para a entrega do material gratuito;
  • Poderá oferecer seu produto principal em um futuro contato com as pessoas que baixaram seu material.
Mas atenção: mesmo sendo um material gratuito, ele deve ter qualidade e realmente ser útil para quem adquirí-lo.

Tenha presença ativa nas redes sociais

Grande parte das redes sociais são canais informais em que você pode gerar valor à sua marca de forma leve, com um tom divertido. Pesquise quais são as principais redes sociais que sua personapermeia e trace uma estratégias para esses canais. De nada adianta criar perfis em diversas redes e não conseguir alimentar todas com frequência e qualidade. Mantenha seus canais atualizados e comunique-se constantemente com seus seguidores. A regra de ouro aqui é: evite falar de seu produto/empresa a todo momento. Assim como em outras estratégias de marketing de conteúdo, é interessante que seus seguidores cheguem ao seu produto de forma natural e não porque foram impactados com propagandas invasivas. E acredite: a média de conversão de estratégias orgânicas chegam à 14.6% enquanto a estratégia paga, 1.7%. Faça com que 80% do seu conteúdo seja valioso e interessante ao seus seguidores e reserve apenas 20% para falar de sua marca.

Faça parcerias com outros sites

Procure sites que abordem temas relacionados ao seu e busque fazer parcerias. Ofereça artigos de sua autoria para serem postados em blogs parceiros, os chamados guest posts, e também abra espaço em seu blog para que outros especialistas façam o mesmo. Dessa forma você fortalece seu nome em outros canais e fomenta a união de profissionais do seu nicho.

Promova webinários

Os webinários são ótimas estratégias para interagir e estreitar o relacionamento com seus futuros clientes. Nas transmissões você pode se disponibilizar para debater um tema e abrir espaço para perguntas ao vivo, o que aumentará ainda mais sua autoridade online. Você pode utilizar ferramentas como o Google Hangouts,Facebook Live ou a paga, WebinarJam.

Invista em e-mail marketing

Não, o e-mail não morreu. E uma vez que você começa a construir uma base sólida de e-mails, você tem a oportunidade de falar diretamente com cada um de seus contatos, de maneira personalizada. A partir daí, você poderá nutrir suas leads em um funil de vendas focado em conversão.

Precifique seu produto com um valor adequado

Muitos empreendedores digitais iniciantes acreditam que quanto mais barato for seu produto, mais vendas fará. Porém, reduzir muito o preço, além de não gerar credibilidade à sua marca, desvaloriza seu produto. E é o contrário que queremos aqui, certo? Nós já te contamos em outro post como precificar seu produto digital e além de todas as dicas técnicas, também leve em consideração qual a relação de valor seu material estabelece com seu consumidor. Em que circunstância seu público procura por seu produto? Em qual nível seu material pode ajudar seu aluno? Quais resultados ele alcançará comprando o seu produto e não o do concorrente? Essas perguntas devem ser respondidas antes de estabelecer seu preço final de venda.

Traga novidades ao seu mercado

Por mais que você domine completamente um conteúdo, há sempre novidades que podem te tornar ainda mais especialista em seu nicho de mercado. Se você atua como coach, por exemplo, busque novas tendências de treinamento e não atenha-se a pesquisas de seu país de origem. Estude técnicas estrangeiras que já deram certo com outros profissionais e implemente-a em seu negócio. Uma dica prática é inserir seus termos chaves no Google Alerts para receber uma notificação sempre que saírem notícias sobre os assuntos definidos. A ferramenta lhe proporciona configurar quantas vezes você gostaria de receber o alerta por e-mail, o idioma e a região em que a notícia foi veiculada. Quanto mais você souber e repassar ao seu público, mais será visto como um especialista de sua área.

Seja sempre sincero

Nunca invente dados ou conquistas que você não obteve. Um negócio baseado em mentiras não é sustentável e pode provocar o efeito contrário que você gostaria. Se você ainda não tem nenhuma conquista relevante, busque pequenos resultados para, então, mostrá-los ao público. Lembre-se que uma autoridade deve, não somente ter conhecimento teórico, mas apresentar resultados significativos.
Como você pode perceber, em todos os tópicos citamos maneiras de marcar presença na web e ser visto pelo máximo de pessoas do seu mercado que for possível. É preciso lembrar que não é do dia para a noite que você será reconhecido como um líder e alcançará autoridade online, mas todo o trabalho de médio e longo prazo será recompensador quando você começar a ver resultados significativos para seu negócio.
Uma dica interessante é montar um checklist com base neste post e seguir um calendário em que você possa aplicar todas as dicas com a consistência ideal para seu negócio.
Se você gostou deste post, leia também sobre Inbound Marketing, uma estratégia que irá gerar muitos leads para seu negócio. Blog onde foi tirado este artigo!
Weblink Hospedagem de Sites